Nível 4 – avançado

Pronto! Agora o aluno teoricamente já tem na cabeça todo o conteúdo importante de gramática, um bom conhecimento de vocabulário e expressões, e uma boa bagagem cultural.

Porém, como no caso do aluno que terminou o básico, o aluno q passou o intermediário ainda não se sente muito à vontade com todo o conteúdo novo aprendido. Hora de mais uma espiral de retomada e avanço, com uma pequena diferença: agora é o aluno que vai determinar mais precisamente os rumos do seu aprendizado. Por exemplo, se o aluno se interessa mais por interação verbal, ele vai ver mais conteúdo em diálogos, sugestões de usos em situações ao telefone, ao vivo, etc. Se o interesse é mais pela parte escrita, entao podemos pensar num curso mais voltado para redação e estilo, além de compreensão e leitura de textos mais elaborados.

Isso pq mesmo o falante nativo não é especialista genérico na sua língua. Uma pessoa pode se expressar melhor verbalmente do q na escrita, ou gostar de ler mais do q ver tv. E cada mídia e cada forma de expressão têm as suas ferramentas e convenções que devem ser apreendidas consciente ou inconscientemente.

Calculo que esse nível possa ser feito entre 40h-80hs, dependendo das dificuldades e interesses do aluno.

Leave a comment