Conteúdo da aula vs. Aula com conteúdo (pessoal)

Estou mudando minha maneira de ver o conteúdo de uma aula…

Até pouco tempo atrás, eu achava q dar uma boa aula era se ater ao conteúdo programado (gramática, vocabulário, expressões, assuntos para discussão dentro do tema) evitando ao máximo conversar sobre temas pessoais e “fugir do assunto”. Nisso, creio q a aula ficava um pouco “seca”, senão “impessoal” demais…

Não q eu evitasse qq explicação de gramática ou aprofundamento sobre expressões e práticas culturais – mas tentava ficar mais centrada no tema da aula mesmo.

Mesmo a maneira de falar, como explicar as coisas e conversar com o aluno, acho q antes eu tentava ser o mais simples possível, achando q assim ia deixar o aluno menos perdido por causa de menos novidade lingüística.

Hoje penso q uma boa aula de PLE (e de línguas estrangeiras em geral) necessita tocar em conteúdos culturais pessoais e gerais, para o aluno ter contato real com a vida como ela é. Se o aluno vem pra aula com o intuito de aprender uma língua ele deve poder ter contato com essa língua de modo mais natural possível, um recorte fiel da realidade. E isso só é possível se o professor atuar como um representante real da sua cultura, com vida própria e opiniões, experiências e desejos.

Contando sobre o próprio dia-a-dia, por exemplo uma viagem, o professor dá chance de o aluno ter contato com essa nova realidade através da visão de um “nativo” e da forma como é narrada tal experiência. Nada mais enriquecedor. Desde q bem dosado, claro.

Acho q eu me continha e simplificava muito a aula pois ficava com medo de exagerar num outro extremo, como jah vi muitos professores fazerem, q eh o de ficar contando pro aluno coisas sobre a própria vida e os problemas pessoais, num tipo de desabafo institucional (o aluno, respeitando a autoridade do professor, escuta passivamente essa lenga-lenga, e às vezes até acha normal pois está tendo uma aula de “conversação e compreensão oral”, hahah. Ou, o q nao eh raro, o aluno ouve essa enrolação toda, fica entediado ou irritado mas nao fala nada.)

Ainda tenho de aprender a dar aula e dosar o que eh instrutivo e o que eh “nutritivo” rs.

5 Responses to “Conteúdo da aula vs. Aula com conteúdo (pessoal)”

  1. Cecilia Says:

    Oi Beth!
    Gostei muito de ler sobre suas práticas. Tb sou professora de PLE, moro na Inglaterra. Gostaria de trocar idéias com vc. Se puder, me escreva.
    Abracos

  2. Lívia Says:

    Gostei muito do li, pois você acaba de me confirmar o q estou trabalhando no meu projeto de especialização. gostaria de conversar com vc mais sobre isso. Sou professora de LE em Teresina-PI.

  3. sueli than Says:

    Boa noite, Beth!

    amanhä retomarei as minhas aulas de português para estrangeiro, pois fiz uma longa pausa, depois que tive meu bebê.
    Escreva-me algo encorajador. Moro em Nurembergue.

    Abracos

  4. José Medeiros Says:

    Parabéns pelas reflexões tão bem elaboradas. Agora estou em Xi`an, China, onde começo trabalhar PLE. Cosiderarei as suas ponderações no desenvolvimento do meu trabalho. Um abraço

  5. Beth Ishikawa Says:

    Agradeco a todos pelos comentarios gentis e inspiradores!
    E peco desculpas pelas respostas individuais tardias!

    Eh muito legal saber q ha tantas pessoas empenhadas em trabalhar com PLE dentro e fora do Brasil ^_^

Leave a Reply

